O que motivou a inscrição nos Europeus?
São vários motivos. Primeiro, o culminar de uma época extremamente positiva e a vontade de pôr a cereja no topo do bolo com a primeira prova internacional Master. Como vou acompanhado pelo meu amigo e colega de treino Juan Pinho e com a minha família, isso facilita a viagem.
Como tem sido a preparação?
Normal, como se fosse para qualquer outra prova. Estou num projeto pessoal de quatro anos para evoluir constantemente com objetivo de conseguir um pódio europeu e esta prova se encaixa perfeitamente no meu trajeto.
É a primeira prova internacional?
Como Master é a minha primeira prova internacional mas já tive a felicidade de representar Portugal quando era júnior. Vou realizar a prova de Decatlo.
Quais são os objetivos?
Somos 15 participantes e, neste momento, tenho a 12-ª melhor marca. O objetivo traçado é entrar nos oito melhores atletas europeus, ultrapassar a marca de 4415 pontos que é o recorde de Aveiro e assim entrar no top 5 nacional de sempre no Decatlo M40.
Vai em representação de algum clube? Que apoios tem?
Vou em representação de Portugal e apoios não são nenhuns.
Juan Pinho
Vamos sem apoios
O que motivou a inscrição para ir a Pescara?
A possibilidade de poder competir num ambiente de Campeonato da Europa e procurar viver/desfrutar ao máximo o espírito de competição e companheirismo que existe neste mundo do Atletismo. Apesar de competir contra outros atletas existe sempre uma interação de ajuda entre os atletas.
Como tem sido a preparação?
Após o final da época a nível distrital (a última prova foi a 23 de Julho), fiz uma semana de pausa nos treinos para planear um ciclo de treino de 7 semanas, onde faço treino de ginásio 3 vezes por semana e treinos de lançamentos, no quintal de casa, 4 a 5 vezes por semana. Nesta quarta semana, os lançamentos já começaram a sair melhor nos treinos. Há sempre alguma dificuldade principalmente ao nível dos treinos de lançamentos pois não tenho treinador.
É a primeira prova internacional?
Não. Quando estudava no Colégio de Calvão representei a Seleção Nacional num jogos da FISEC (International Sports Federation for Catholic Schools) em Salamanca. Tendo nessa competição ficado em 2.° lugar no Lanç. de Peso.
Em que provas vai participar?
No lançamento de Peso, no dia 21 de Setembro as 9h00.
Quais são os objetivos?
Tendo analisado os meus adversários vou com o objetivo de tentar alcançar o 4.° lugar. Não que o pódio seja impossível pois nestas provas pode acontecer de tudo, por exemplo, um dos 3 favoritos ao pódio estar num dia mau ou eu estar num dia muito bom.
Vai em representação de algum clube? Que apoios existem?
Vou representar Portugal através da ANAV (Associação Nacional de Atletismo Veterano). Apoios? O que é isso? Não, infelizmente não há apoios. Tenho o equipamento de competição de Portugal oferecido pela ANAV. De resto, viagem, estadia e inscrição tudo por minha conta. Consegui orientar-me pois já sabia há um ano que queria realizar esta prova.