Mira foi um dos municípios contemplados, entre 66 candidaturas, da edição de 2023 do Programa Bandeira Verde ECOXXI. Reconhecimento que conquista pelo 4.º ano consecutivo e que foi atribuído no passado dia 7 de novembro, numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos do Taguspark.
O Programa Bandeira Verde ECOXXI procura reconhecer algumas boas práticas ambientais e de sustentabilidade promovidas pelos municípios inscritos em áreas como: Cooperação com a Sociedade Civil em matéria de Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e informação ao público; Qualidade do ambiente sonoro; Qualidade dos serviços de águas prestados aos utilizadores; Produção e Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural; Turismo Sustentável.
Apesar de não figurar entre os nove melhores do país, no que concerne ao índice ECO XXI, Mira alcançou os 78.2%, a melhor pontuação de sempre deste município e foi até o melhor no indicador “Mobilidade Sustentável”, com uma pontuação de 92,1%, obtendo ainda pontuações iguais ou superiores a 80% nos indicadores “Promoção da Educação Ambiental/EDS por Iniciativa do Município”, “Sustentabilidade em Zonas Balneares”, “Transparência, Digitalização e Conectividade”, “Combate às Alterações Climáticas” e “Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade)”.
Segundo o vereador do ambiente, Bruno Alcaide, a Bandeira Verde ECOXXI 2023 “é um estatuto que confere a Mira um reconhecimento e manifesto de quem não desiste do futuro e que coloca a sustentabilidade no centro das suas estratégias para o desenvolvimento local. Traduz um compromisso, e por isso, só posso estar muito satisfeito por conseguirmos, novamente e, com este resultado, a atribuição deste galardão”. “Temos um compromisso com o ambiente e, esse compromisso traduz-se na sua conservação, preservação e cuidado agora, para que tenhamos um território mais sustentável amanhã. É um compromisso para que quem explora, vive, sente e visita Mira se sinta integrado e se reveja numa filosofia de boas práticas ambientais e sociais para a construção de um futuro mais verde” finalizou.