Segurança Social

1 milhão de euros para projetos da área social

Saúde
Nuno Margarido

Partilhar:

O Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social acolheu, no dia 12 de julho, a assinatura de 34 contratos de comparticipação financeira da terceira geração do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) para financiar obras de construção e remodelação em equipamentos destinados à infância, pessoas idosas e pessoas com deficiência, segundo projetos apresentados por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Aveiro. Sessão que contou com a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e onde foram contemplados o Centro Social e Bem-Estar de Ouca e a Misericórdia de Vagos. “Só estamos aqui hoje porque tiveram a coragem de em momentos muito críticos estarem a fazer uma candidatura, a olhar em frente e não desistir”, afirmou a ministra.


Estes contratos representam um investimento de 29,8 milhões de euros pelas IPSS que irão beneficiar de um investimento público de 18,3 milhões de euros. Em Ouca, com um financiamento público de 75% que representa 699 mil euros, o financiamento será destinado à reconstrução e requalificação do Lar de São Martinho com o presidente da instituição, Jorge Abrantes, a indicar já ter ouvido, por parte da Câmara Municipal, a promessa de alguns apoios.

Já em Vagos, o financiamento público aprovado foi de 300 mil euros com o provedor Paulo Gravato a explicar que o projeto se pretende com a reabilitação e remodelação da parte mais antiga do edifício da Misericórdia. “Para dar mais qualidade e dignidade”, indicou.

Os projetos de ambas as instituições seguem agora os trâmites normais e serão colocados brevemente a concurso.


Ler Mais