No passado dia 11 realizou-se no Auditório do Centro de Educação e Recreio a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos para o biénio 2022-2024. Sílvia Santos passou o testemunho a Lara Martins, depois de cumprir 2 mandatos na direção.
A nova direção “Torresmos” passa a ter Lara Martins na presidência, Lúcia Costa como vice-presidente (secretária), Graça Rocha também como vice-presidente (tesoureira), Maria José Mariano e Sílvia Santos como vogais e Cristina Maio e Luísa Rocha, como primeiras e segundas suplentes.
Para este novo ciclo, Lara Martins tem entre mãos o compromisso de manter as sainhas dinâmicas e vivas em qualquer parte do país. Em declarações a’ O Ponto, já conseguiu adiantar algumas atividades previstas para o próximo biénio. ”Uma das ideias principais é dinamizar e abrir a sede ao público e continuar a estar presente em todas as atividades que somos convidadas. Para este biénio, espero estar à altura do desafio.”
A nova presidente integrou a confraria em 2014 a convite das restantes “Sainhas” e com o incentivo da sua mãe que entrou um ano antes. Em 2022, Sílvia Santos mostrou interesse em deixar a presidência da Confraria e foi aí que o seu nome começa a ser posto em cima da mesa. “No início, tive um pouco de receio porque ninguém tem uma vida fácil, mas deixar a confraria sem rumo, estava completamente fora de questão!”
Na cerimónia, presidida pela Sainha-Mor Cristina Rosa foram ainda entregues lembranças aos membros que deixarão de fazer parte da lista dos órgãos sociais.