A “equipa” As Sainhas foi a grande vencedora do 1.º Campeonato Gastronómico - Fama by Luís Lavrador, com o título alcançado no dia 4 de julho. Um título que permite integrar a iguaria da confraria vaguense na carta do restaurante aveirense durante o próximo ano.
A ideia começou a aquecer na mente de Henrique Camões, aluno da Licenciatura em Gastronomia, que pediu para estagiar no restaurante de Luís Lavrador. E como Luís Lavrador - tanto pai como filho - está ligado à Seleção Nacional de futebol, porque não realizar uma competição entre algumas “equipas” na defesa de produtos gastronómicos? O objetivo passava por “valorizar, promover e dinamizar a cultura gastronómica aveirense, por meio de um evento interativo que pusesse em saudável competição seis confrarias gastronómicas da região”, partilhou o jovem Henrique Camões.
“As confrarias faziam a defesa de determinado produto. Nós lançámos o desafio às confrarias para que participassem com o produto que pretendiam - com um prato ou só com uma iguaria - e nós depois, no restaurante, dávamos uma apresentação diferente e contemporânea, preservando as receitas originais que nos davam”, acrescentou Luís Lavrador a’O Ponto. Pratos e produtos que iam a jogo em vários jantares, com a realização de eliminatórias, onde as “equipas” eram colocadas umas contra as outras. Já a “equipa de arbitragem” - ou júri, no caso de ser um concurso - pretendia-se composta por um chef de cozinha, um elemento ligado à comunicação social regional e ainda um elemento ligado a uma autarquia local. Já os critérios de avaliação estavam divididos entre 60% para os júris convidados - 30% da prova degustativa e 30% para a defesa oral do produto, realizada pela confraria - e 40% para o número de “gostos” conquistados por cada prato na publicação realizada pelo próprio restaurante nas redes sociais.
A final e as próximas edições
A final, que decorreu no dia 29 de julho, acabou por ser disputada entre a Confraria Gastronómica do concelho de Ovar e a Confraria Gastronómica As Sainhas. Num “estádio cheio com bilhetes esgotados ainda antes do dia” a terrine de sainhas, sainha crocante, puré de maçã assada e pickle de maçã verde acabou por se evidenciar perante a reinterpretação da caldeirada de peixe de Ovar. No dia 4 de julho, o restaurante acabou por anunciar As Sainhas como as grandes vencedoras da primeira edição de uma competição onde estiveram ainda a Confraria dos Sabores da Abóbora, a Confraria da Raça Arouquesa, a Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha e a Confraria Nabos e Companhia.
A’O Ponto, Luís Lavrador admitiu a hipótese de realizar mais edições do campeonato gastronómico. “Já falámos sobre isso e temos em vista fazer outras edições e continuar a lançar o repto a confrarias ou a outras entidades que queiram promover a gastronomia portuguesa e também criar valor com o nosso restaurante”, partilhou o chef. Com este título, a sainha irá integrar, durante 1 ano, a carta do restaurante.